18 de ago. de 2009

A revolução será televisionada...pela TV?

Nesses últimos dias, li algumas notícias que explicam bem em que pé está a TV Digital no Brasil.

A primeira delas, muito boa, é a de que a LG lançará um modelo de Netbook com TV digital integrada, mais uma vez dentro da "família" Scarlet, que já possui modelos de televisores e celulares com recepção do sinal digital.

Tudo muito bom, mas eu daqui quero ver qual será a capacidade de recepção desses aparelhos, pois, como lembrado no blog da jornalista Cristina de Luca, os conversores atuais, embutidos ou acoplados, na esmagadora maioria das vezes precisam de uma antena UHF externa para captar o sinal aberto digital com qualidade.

De qualquer forma, a integração entre TV digital e dispositivos com acesso à internet (notes e netbooks, PCs, celulares) permitirá que a interatividade do usuário tenha um CANAL DE RETORNO, ou seja, que as ações do usuário possam ser enviadas para o transmissor da programação ou a uma terceira parte interessada.

Esse retorno, seja via internet regular ou 3G, é a chave para aplicações de compra pela TV (alô, Shoptime!), EAD, enquetes e pesquisas em geral e até a personalização da programação de acordo com o perfil do espectador.

A dificuldade de integrar esse canal de retorno nos televisores convencionais pode ser mais um motivo para que a TV digital no Brasil estoure primeiro nos celulares e computadores portáteis. A revolução será televisonada pela tv... ou pelos dispositivos móveis?

Por falar nisso, outra notícia é sobre a Portaria Interministerial 237 - que obriga, a partir de Janeiro de 2010, que cada fabricante de celular tenha 5% da sua produção local adaptada ao SBTVD.

Os produtores de celulares pedem a flexibilização dessa portaria, que prevê a perda de isenção da Lei de Informática para a produção local no caso do não cumprimento do prazo. As empresas, com dificuldades de adaptação ao SBTVD e ao Ginga, temem não cumprir o prazo e propõem que haja um incentivo aos que chegarem aos 5%, e não um corte para os que não conseguirem.

Esse pedido ainda será avaliado pelo governo. De qualquer forma, essa notícia não é boa, pois demonstra claramente que a implementação da Tv Digital no Brasil, mais uma vez, será mais lenta do que se esperava.

Mais sobre o assunto:

TV digital no celular: contraproposta ao governo (Site Convergência Digital)

Antena: o calcanhar de aquiles da TV Digital (Site Circuito, por Cristina de Luca)

LG lança netbook com TV digital integrada (Site Tele.síntese)

Nenhum comentário: