25 de ago. de 2009

Cobertura do SET 2009 - Primeiro dia

Pesoal, começou hoje em São Paulo e vai até sexta, dia 28/08, a SET 2009, feira de broadcasting, cable e engenharia de radiodifusão, que trará várias exposições, discussões e painéis sobre TV Digital no Brasil. Não pude comparecer, mas vou selecionar os melhores twits sobre a feira e compilá-los aqui para vocês.

Se você está no Twitter, sugiro seguir os perfis @DeLuca (da jornalista e expert em TV Digital no Brasil Cristina de Luca), @ForumSBTVDSET09 e o oficial do evento, @broadcast_cable. As hashtags do evento são: #set2009 e #broadcast_cable.

Dia 1:

* A LG demonstra no stand do Fórum SBTVD o modelo da TV Time Machine Digital já com Ginga embutido. Ready for market.

* Qualcomm acredita que o uso da interatividade torna a oferta da TV aberta no celular ainda mais atraente, e rentável.

* Na visão da Qualcomm, a Tv aberta no celular reduz a barreira de entrada e estimula o uso do celular para as aplicações on demand.

* Oferta de TV paga pela rede celular é questão de custo de oportunidade, diz a Qualcomm. Faz uso de redes dedicadas mais vantajoso

* "Telespectador q investe em TV Digital reclama de ver conteúdo em 4:3", diz Luiz Gurgel.

* RT @ForumSBTVDSET09 Maurício de Sousa lança "TURMA DA MÔNICA P/ TV DIGITAL INTERATIVA", amanhã, às 10h, no estande Fórum

* #set2009 - É possível transmitir aplicativos diferentes, para praças diferentes, durante intervalos comerciais? A princípio, sim, dizem.

* Já é possível alterar tempo de ciclo de alguns objetos no carrossel? Sim, dizem alguns dos fornecedores. Com adaptores, via XML.

* EITV, que já tem uma implementação do Ginga-NCL, anuncia para os próximos meses a implementação com Ginga-J.

* Apresentação do Astro Play, da TQTVD. Aplicativo na ponta do emissor para controle das aplicações a serem transmitidas já está pronto para cenários de interatividade avançada e plena, com adaptação de conteúdo de diversas fontes, incluindo internet.

* A NXP, ex-Phillips, já tem uma plataforma pronta para o Ginga (a STB236). Todo desenvolvimento feito por engenheiros brasileiros.

* NXP garante: hoje já há escala para produção de conversores no país. Há plataformas internacionais facilmente customizáveis.

* Entre as próximas etapas do Ginga está o suporte do middleware pelas TVs por assinatura. Tarefa para os próximos meses.

* “O crescimento de vídeo na Internet é grande, pesquisas indicam 62% ao ano até 2013”, diz Rafael Pereira, da Globo.com.

Nenhum comentário: